Quando citamos contos de fadas, o que vem imediatamente à nossa mente? Oh sim, tudo começa com "era uma vez" e termina com "e êles foram felizes para sempre".
É o que nossa mães nos contavam antes de írmos dormir. Êstes contos , além de populares, nos trazem lições de coragem, amor e bondade. Há sempre um príncipe, uma princesa, em vilão que pode ser um feiticeiro, um demônio e uma madrasta nos contos de Jacob e Wilhelm Grimm. São responsáveis pelas estórias de Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida e muitas outras que enfeitaram nossa infância.
Mas, você sabe que êstes dois irmãos coletaram estórias folclóricas em suas viagens pela Alemanha e que elas não foram dirigidas às crianças e sim aos adultos?
em 1812, Jacob e Wilhelm publicaram seu livro intitulado "Contos para Crianças e Famílias". Êste foi uma antologia de contos de fadas, fábulas, alegorias religiosas e outras extraordinárias estórias.
E, como foi dito antes, o livro não foi direcionado às crianças. Êle relata fatos brutais e rudes. Exemplo disto é a estória de Branca de Neve que, na original, foi obrigada pela madrasta a dançar com sapatos de ferro quente até cair morta. Isto preocupou algumas mães que não permitiram que suas crianças lessem os livros dos dois irmãos. Você acredita que a estória real do Príncipe Sapo não era tão doce como é hoje? Na versão atual, a princesa beija o sapo que se transforma em príncipe e êles vivem felizes para sempre; mas, infelizmente no relato real, a princes nunca beijou o sapo temendo adquirir verrugas e sim, atirou-o contra uma parede, tão forte quanto pode e BOOM! Êle se transformou em príncipe.
Em 1825 os Grimms publicaram sua versão reduzida intitulada: Pequena Edição com 50 estórias. Com êste livro, êles conseguiram chegar ao público infantil, o que acontece até hoje.
Essa estória realmente aquecem nossa alma e agitam nossa imaginação.As partes cruéis e brutais foram amainadas. Agora os pais as lêem para seus filhos antes que adormeçam. Todos gostam porque elas ensinam às crianças a evitar falar com estranhos, a trabalhar, a cumprir suas promessas e muito mais.
Tais contos farão uma criança dizer:"-Leia mais uma, por favor!".